Como aliviar o stress

Para resolveres o teu stress, primeiro é preciso identificar os gatilhos. O que é que te faz sentir irritado, tenso e preocupado? Costumas ter dores de cabeça ou um desconforto no estômago sem causa médica?

Alguns factores de stress como pressão no trabalho, problemas de relacionamento, ou preocupações financeiras, são fáceis de identificar. Mas as dificuldades e demandas diárias, como esperar numa fila longa ou estar atrasado para uma reunião, também contribuem para o nível de stress.

Mesmo eventos essencialmente positivos, como casar ou comprar uma casa, podem ser stressantes. Qualquer mudança na nossa vida pode causar stress.

Depois de identificar os gatilhos, pensa em estratégias para lidar com eles. Identificar o que podes controlar é um bom ponto de partida. Por exemplo, se o stress te mantém acordado à noite, a solução pode ser tão fácil quanto remover a televisão e o computador do quarto e deixar a mente relaxar antes de dormir. Outras vezes, como quando o stress é causado por problemas no trabalho ou na doença de um ente querido, podes mudar apenas a tua reacção.

Muitas pessoas beneficiam de práticas como respiração, tai-chi, ioga, meditação ou estar na natureza. Reserva tempo para ti mesmo. Faz uma massagem, mergulha num banho de espuma, dança, ouve música, assiste a uma comédia – o que quer que te ajude a relaxar.

Manter um estilo de vida saudável ajudará a gerenciar o stress. Faz uma dieta saudável, faz exercício físico regularmente e dorme o suficiente. Faz um esforço consciente para gastar menos tempo em frente a uma tela -computador, tv, tablet e telemóvel- e mais tempo relaxando.

O stress não vai desaparecer da tua vida. E o gerenciamento do stress precisa de estar em andamento. Mas prestando atenção ao que causa o teu stress e praticando maneiras de relaxar, podes combater alguns dos maus efeitos do stress e aumentar a tua capacidade de lidar com os desafios.

 

Se queres saber mais vê o meu outro artigo sobre o stress :

https://alwaysmeand.com/2018/11/16/dicas-para-o-stress/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s