Dicas para uma alimentação limpa

A base de uma alimentação saudável está no consumir principalmente alimentos integrais e não processados.

Comer saudável é muito individualista- significa coisas diferentes para pessoas diferentes. Contudo, todos os seguidores desta abordagem concordam que os alimentos processados devem ser eliminados.

Comer saudável gira em torno de manter uma dieta equilibrada e personalizada de alimentos frescos e não processados, incluindo frutas, legumes, grãos integrais e gorduras saudáveis. Para alguns também inclui ovos, carne, peixes e lacticínios.

Além do impulso moral e mental, muitos defensores citam a pele mais clara, perda de peso, aumento de energia, cabelo e unhas mais fortes, melhor saúde mental e melhor sono. Ao invés de simplesmente fazer dietas, esses indivíduos geralmente fazem mudanças sustentáveis no estilo de vida quando eles escolhem comer saudável e limpo.

 Dicas para comer saudável

  • Mantém tudo integral. Mantém te em alimentos integrais– aqueles que ocorrem na natureza e não exijam grandes embalagens. Os exemplos incluem frutas e vegetais frescos, carnes alimentadas com erva, lacticínios, ovos, grãos integrais, nozes e sementes.
  • Experimenta cozinha em casa. Quando cozinhas para ti mesmo, está quase garantida uma refeição mais nutritiva. Comida de restaurante é muitas vezes maior em sal e adoçantes em comparação com alimentos que preparamos em casa. Também é difícil conhecer a qualidade dos ingredientes utilizado num restaurante.
  • Limita o consumo de carboidratos refinados. Vais querer remover ou pelo menos reduzir a quantidade de alimentos brancos (aqueles feitos de açúcar branco ou farinha branca) da tua dieta se pretenderes comer saudável e limpo. Isso inclui todas as sobremesas padrão contendo açúcar branco, bem como grãos refinados (como o arroz branco), e alimentos contendo farinha branca (como massa, bolos e pão).
  • Mantém horários de alimentação consistentes e não saltes refeições. Mantendo o açúcar no sangue estável contribuis para escolhas alimentares saudáveis. Quando esperas muito tempo entre refeições ou comes alimentos processados que aumentam o açúcar no sangue -levando a uma queda de energia- é mais provável que alcances alimentos ricos em açúcar, gordura ou cafeína para manteres a tua energia. Se continuares neste ciclo de altos e baixos é normal sentires te irritado e exausto. Ao comer alimentos integrais a cada poucas horas, evitas mudanças extremas no teu nível de açúcar no sangue. Além disso, escolhas alimentares nutritivas ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue, o que pode ajudar a reduzir a inflamação (que é a causa da maior parte das doenças).
  • Equilibra o teu prato. Deves procurar obter proteínas, carboidratos e gordura em todas as refeições. Isto irá criar um óptimo nível de açúcar no sangue e pode evitar os desejos e as tonturas. Alguns exemplos de grandes fontes de proteína incluem carne, peixe, tempeh e legumes. Opções de gordura são abacate, azeite, nozes e sementes. Nos carboidratos são os grãos inteiros, como arroz integral ou trigo sarraceno, e legumes como a batata doce, couve de bruxelas ou alcachofra.

 

A abordagem de alimentação limpa enfatiza a qualidade em detrimento da quantidade- nem todas as calorias são iguais. Alimentos integrais enchem e alimentam, enquanto calorias vazias- como aquelas encontradas em doces e batatas fritas- dá um rápido aumento de energia, mas muitas vezes leva a um acidente e fome pouco depois. Alimentos integrais ajudam a regular os níveis de colesterol, desligam a formação de cancro, demência e uma infinidade de outras condições. Além disso, o alto conteúdo de fibras das frutas, verduras e grãos mantêm o sistema digestivo em formato de ponta, o que é essencial para uma óptima saúde.