Carboidratos

Os carboidratos dão- nos energia utilizável, facilitam a digestão saudável, e ajudam a suportar um peso saudável.

Os carboidratos refinados, por outro lado, aumentam o risco de inflamação crónica, obesidade e diabetes tipo 2.

Tipos de carboidratos

Existem duas categorias principais de carboidratos:

  • simples
  • complexos

Carboidratos simples

Os carboidratos simples são compostos pequenos que se decompõem rapidamente, proporcionando uma explosão rápida de energia quando consumidos.

Incluem:

  • Glicose;
  • Açúcar (sacarose);
  • Leite (lactose);
  • Fruta e mel (frutose);
  • Açúcar de malte (maltose).

A fruta, por ser uma boa fonte de fibras, não causa um exagerado aumento dos níveis de glicose no sangue. Além disso, a fruta oferece muito mais do que apenas energia – é também uma fonte de antioxidantes, vitaminas e minerais.

 Carboidratos complexos

Ao contrário dos carboidratos simples, os carboidratos complexos são compostos maiores que requerem mais tempo para serem quebrados, retardando a digestão e a absorção, e prevenindo mudanças extremas nos nossos níveis de glicose no sangue.

Incluem:

  • Grãos integrais (arroz integral, aveia, trigo integral, cevada, etc);
  • Feijão/legumes;
  • Vegetais, incluindo amido de legumes.

Como estes alimentos são boas fontes de fibra, eles também ajudam a gerenciar  o nosso peso e apoiar a nossa saúde vascular.

Todos os carboidratos são eventualmente decompostos em glicose para serem absorvidos e usados para energia prontamente ou para ser armazenada para quando a energia é necessária. Alimentos ricos em carboidratos simples, como o açúcar, faz com que a glicose no sangue aumente rapidamente, exigindo uma resposta hormonal mais combinada para limpar a glicose da nossa corrente sanguínea. Com o tempo, esses picos rápidos tornam se demasiado para o nosso sistema e a nossa capacidade de gerenciar as reduções do açúcar no sangue desce e tornamo-nos menos capazes de produzir quantidades suficientes de insulina, a hormona que ajuda a gerenciar os nossos níveis de glicose no sangue. A insulina produzida é menos eficaz. Isto é referido como diminuição da sensibilidade à insulina e é um grande risco para diabetes tipo 2.

 

Função dos carboidratos

A principal função dos carboidratos é fornecer energia. Os carboidratos são decompostos em açúcares simples durante a digestão e absorvidos na corrente sanguínea como glicose. A insulina permite que a glicose entre nas células como fonte de energia. Dependendo das necessidades do nosso corpo, qualquer glicose não utilizada é armazenada no fígado ou convertida em gordura para uso posterior.

 

 

 

 

Foto :

https://www.superclubefit.com.br/blog/o-que-sao-carboidratos-simples-e-complexos-e-quais-suas-diferencas/