Chegou o frio, e agora?

Não sei se vocês se debatem com o mesmo, mas estas vibes do Outono/Inverno, este frio afecta qualquer um. Desde levantar da cama, porque está um gelo fora dela, a tirar o pijama e a vestir, a fazer exercício físico, a fazer qualquer actividade dentro ou fora de casa. É difícil não sermos afectados por esta angústia de ter que viver esta fase do ano. Basicamente, não apetece fazer nada.

Não aceitar que o Inverno está a chegar é um transtorno afectivo sazonal (SAD), e é uma forma de depressão que está directamente relacionada com a mudança das estações.

Os sintomas podem incluir:

  • dormir demais
  • mudanças de apetite, desejos por doces e carboidratos
  • ganho de peso
  • cansaço ou falta de energia

O que fazer para ajudar a passar esta fase?

Dieta saudável – Sopas e ensopados podem ajudar, pois saciam e fornecem os nutrientes necessários para ter mais energia, além de nos aquecerem e aconchegarem. Doces e carboidratos proporcionam sentimentos temporários de satisfação, mas podem levar à ansiedade e depressão, por isso são de evitar.

Exercício físico – Sim, custa quando está frio, e escuro, mas é bom para o nosso corpo e para o nosso cérebro. Além disso, bastam 30 minutos por dia para aumentar instantaneamente o nosso humor. Experimentem actividades em casa, caso esteja muito frio, eu por exemplo faço Yoga em casa, e além disso poupo dinheiro. Não há desculpas.

Planeia umas férias – Já sentimos falta de terapia solar e vitamina D, por isso, nada melhor que planear umas férias. O simples acto de pesquisar e ter algo para esperar, provavelmente vai aumentar o nosso humor. Eu já comecei a pesquisar para a minha viagem a Bali, e tu? Onde queres ir?

Interacção social – A tendência é ficar em casa quando está frio, eu sei, mas a interacção social é a chave para ser feliz e saudável. Seja com familiares ou amigos, vai ajudar a relaxar, rir mais, e preocupar menos.

Praticar técnicas de relaxamento – Ansiedade e stress estão frequentemente relacionados com esta altura do ano. Como são ambos prejudiciais à saúde, Yoga e meditação pode ser exatamente o que o corpo e a mente precisam. É importante tentar relaxar, respirar e encontrar gratidão no momento presente.

 

Alimentos que podem ajudar a estimular o humor

  • Chocolate preto (70% ou mais cacau) – um estudo feito recentemente, mostrou que comer 30 gr de chocolate preto todos os dias, durante duas semanas, reduz os níveis de cortisol e outras hormonas do stress em pessoas stressadas.
  • Bananas – As bananas fornecem energia ao corpo. Além de potássio, tem vitaminas do complexo B, o que nos faz sentir saciados durante mais tempo.
  • Salmão – Tem os ómega 3 que são benéficos para a saúde em geral, e é óptimo para altos níveis de energia e para o funcionamento do cérebro e circulação.
  • Mirtilos – Fonte forte de antioxidantes. Adiciona os a smothies, papas de aveia, granola ou saladas de frutas.
  • Probióticos – Kefir, kombucha e chucrute. São bons para a nossa saúde digestiva e reduzem o stress.

Temos que ir ouvindo o nosso corpo, pois podemos precisar de algumas horas extra de sono, ou um bom banho para recuperar. É importante ir fazendo o que nos faz sentir bem, e não te esqueças que é normal não nos sentirmos bem 100% do tempo.

Já te sentiste assim quando chega o Outono/Inverno? O que fazes para te sentires melhor?