Olá, hoje venho descrever a minha viagem à Tunísia que fiz em Maio.
Vou começar por dizer que não tinha ideia de todo de fazer esta viagem. Foi algo espontâneo e decidido três semanas antes. Basicamente foi chegar a uma agência de viagens, ver o que havia para aquelas datas em particular, e que não fosse uma viagem muito cara.
Primeiro pensamento sobre Tunísia…medo. Não me saía da cabeça o atentado em 2015 em Sousse na praia. Mas pronto, como tinha sido um acto isolado, atentados há em vários sítios e nunca se sabe o dia nem a hora, não foi impedimento.
Fui no dia 14 de Maio, com esperança de ter bom tempo por lá. Enganei- me, estava frio e o sol pouco apareceu.
Decidimos fazer a viagem de dois dias ao deserto (100 Euros) mas foram dois dias a andar de autocarro com direito a refeições e dormida num hotel no deserto. Percorremos grande parte da Tunísia (algo como 1200 km). Fomos de Hammamet, onde ficava o nosso Hotel (Iberostar Averrões) ,para Al Jem (onde tinha o coliseu), depois para Matmata (onde tinha casas chamadas de troglodita) e almoçámos por lá. Fomos ver uma mesquita, visitar lojas locais, andar a camelo no deserto (coisa que eu não fiz) e seguimos para o Hotel no deserto. No dia seguinte acordámos ás três da manhã para ir ver o nascer do sol as 05h26m ao lago salgado Chott el djerid, mas tivemos azar pois estava céu nublado e não conseguimos ver. Seguimos pelo deserto até à fronteira com a Argélia. Aqui seguimos de jipe até ás montanhas Atlas para ver o Oásis de Tamerza que são imensas palmeiras que dão tâmaras.
Al Jem
Matmata
Ao pé da Mesquita
Deserto
Nascer do sol no lago salgado Chott el djerid
Oásis Tamerza
Voltámos para o nosso hotel em Hammamet e tentámos aproveitar a piscina, já que na praia era difícil estar com o vento e água gelada.
Um dia depois decidimos ir a outra excursão, à aldeia Sidi Bou Said, em Tunis. Foi o dia todo e foram 40 Euros, com direito a almoço. Vale muito a pena…mesmo.
Sidi Bou Said
Tunis
Mais um dia no Hotel e voltámos para casa.
Vou deixar aqui o vídeo que fiz da viagem.
Nota: Não fiquei com boa impressão do Aeroporto de Tunes. Houve malas que desapareceram e muitas foram abertas e remexidas, mesmo com cadeados e códigos. Além disso, não trocaram a moeda deles (dinar) por euros, ou seja tivémos que voltar com dinares para Portugal.